Você está em Diversos

Personalidades da Rússia

Veja a seguir algumas personalidades que fizeram parte da história russa nas mais variadas áreas, como esportes, política, literatura, artes e invenções.

Anna Kournikova

Tenista russa nascida em 1985. Quando era criança, seus pais venderam uma televisão para poder presenteá-la com sua primeira raquete de tênis. Começou a praticar o esporte e seguir com os estudos simultaneamente. Aos onze anos, mudou-se com a mãe para a Flórida, nos EUA, para se aperfeiçoar com um treinador conceituado. A partir daí, começou a participar e vencer diversos torneios e sua carreira decolou. Paralelamente, dedicou-se à publicidade, participando como modelo em campanhas para diversas marcas conceituadas e aparecendo na capa de inúmeras revistas. Se aposentou em 2003.

Maria Sharapova

Jogadora profissional de tênis, é filha de pais bielorrussos, que mudaram-se para Rússia em 1986 logo após o acidente nuclear de Chernobil, cidade ucraniana vizinha. Começou a jogar tênis aos quatro anos. Aos seis anos, num clube de tênis em Moscou, foi observada por Martina Navrátilová, que convenceu seus pais a levá-la para sérios treinos nos Estados Unidos. Desde cedo, acabou chamando a atenção de todos, não apenas pela qualificação no esporte, mas por já demonstrar seus dotes de beleza.

Boris Iéltsin

foi o primeiro presidente da Rússia, e portanto primeiro líder russo a ser eleito democraticamente. Seu governo é lembrado com frustração, ficando marcado na história por reformas políticas e econômicas fracassadas e pelo caos social. Faleceu em 2007 aos 76 anos.

Vladimir Putin

Foi o segundo presidente da Rússia, além de ex-agente dos serviços secretos soviético e russo. Putin exerceu a presidência entre 2000 e 2008, além de ter sido primeiro-ministro em duas oportunidades, a primeira entre 1999 e 2000, e a segunda entre 2008 e 2012. Assumiu o seu terceiro mandato como presidente no dia 7 de Maio de 2012.

Dmitri Medvedev

Jurista, professor e político russo, tornou-se o terceiro presidente da Rússia, ao vencer as eleições de 2 de março de 2008, com 71,25% dos votos. Seu mandato teve início em 7 de maio de 2008 e terminou em 7 de maio de 2012.

Piotr Tchaikovsky

Foi um músico, maestro, compositor e professor. É considerado um dos maiores compositores na história da música. Foi autor de mais de 80 obras, incluindo dezenas de óperas e três balés. Os seus concertos e obras para piano representam uma valiosa contribuição para a cultura musical do mundo, principalmente as sete sinfonias - seis delas foram numeradas e outra tem o nome "Manfred" - e as uatro estações, seus balés "Lago de Cisnes", "A Bela Adormecida" e "Quebra-Nozes".

Como referenciar: "Personalidades da Rússia" em Só Russo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 24/08/2019 às 16:43. Disponível na Internet em http://www.sorusso.com.br/conteudo/personalidades.php