Você está em Diversos

Culinária russa

РУССКАЯ КУХНЯ

As principais refeições na Rússia são o café da manhã (завтрак - záftrak), almoço (обед - abyét) e jantar (ужин - újên).

Geralmente, o café da manhã é mais reforçado do que aqui no Brasil. Além do café e do chá, é bastante comum o consumo de ovos, panquecas, sanduíches e cereais cozidos.

O almoço costuma ocorrer mais tarde do que no Brasil, em torno das 14h. É uma refeição mais consistente e inclui três pratos, iniciando pela sopa. Depois, vem uma carne (ou peixe), normalmente acompanhada de um carboidrato (massa, batata ou cereais cozidos) e salada.

Para finalizar, uma sobremesa com chá, suco ou caldo de frutas. Não é muito comum o consumo de refrigerantes. Normalmente, o jantar geralmente acontece entre 19h e 20h, incluindo apenas o segundo prato.

Apesar de não ser grande sucesso no Brasil, a gastronomia da Rússia e da Ucrânia possui uma grande variedade de ingredientes e sabores, com uma preparação muito cuidadosa, misturando o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos picantes ou de digestão pesada, mas a mistura de sabores agridoces é bem diferenciada. Veja a seguir alguns pratos tradicionais do país.

Borshch (Борщ)

A sopa de beterraba é um dos alimentos mais tradicionais da Rússia. A beterraba como base para uma sopa parece estranho para muitos ocidentais, mas há muitas razões para que esta sopa seja um dos pratos mais famosos da Rússia. Cheio de legumes e carne, seus sabor é especialmente agradável, acompanhado de creme de leite fresco.

Pelmeni (Пельмени)

Um dos pratos favoritos na Rússia, os pelmenis normalmente são bolinhos de massa recheada com almôndega. Podem ser servidos sozinhos, na manteiga e coberto com creme azedo, ou em um caldo de sopa.

Pirozhki (Пирожки)

Pastéis que podem ter recheio de batatas, carne, repolho, ou queijo. Muitas vezes usam ovos para produzir a cor dourada. Também pode ser enchido com o peixe (por exemplo, salmão).

Blini

São uma espécie de panquecas finas, servidas também enrolados com uma variedade de recheios, como carne moída, queijo, compotas, cebolas ou até calda de chocolate.

Shashlyk (Шашлык)

São os kebabs russos. Como todo o kebab, pode ser uma combinação de carne e legumes.

Ikra (Икра)

Caviar na Rússia é barato. É usado no café da manhã, sobre a manteiga, no pão preto, em canapés e inclusive nos blinis. Logo, o caviar, seja preto ou vermelho, não pode faltar na mesa dos russos.

Okroshka (Окрошка)

Uma sopa saudável fria com vegetais, incluindo ingredientes como pepinos, cebolas, batatas, ovos e carne ou presunto com kvass (bebida levemente alcoólica de pão). Pode-se adicionar outros ingredientes, como nabos, cenouras, cebolas verdes, aipo finamente picado e salsa, dando ao prato um sabor delicioso.

Kulebjaka

Torta deliciosa recheada com peixe (geralmente salmão) ou vários tipos de carne (ou, às vezes, vegetais). Pode ser servida como aperitivo para um jantar ou, em maior tamanho, servir como refeição.

Salada russa

Hoje conhecida no mundo todo como salada de batata, é ideal para acompanhar pratos de vários tipos, sendo composta por vários ingredientes misturados com maionese. Foi concebida no final do século XIX por Lucien Olivier, na cozinha de um restaurante em Moscou.

Como referenciar: "Culinária russa" em Só Russo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 05/12/2019 às 15:11. Disponível na Internet em http://www.sorusso.com.br/conteudo/culinaria.php