Você está em Diversos

Personalidades da Rússia (continuação)

Ígor Stravinski

Foi um compositor, pianista e maestro russo, considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do século XX. Foi escolhido pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do século.

Alexander Popov

Foi o primeiro homem a construir um receptor de rádio, efetuando a primeira transmissão sem fios. Suas invenções foram patenteadas na Rússia, Inglaterra, França e em outros países.

Vassili Vereschagin

Foi um famoso pintor russo de temas militares e também um artista inconformista e crítico do seu tempo. Foi um dos primeiros pintores russos a se tornar conhecido no exterior. Participou de todas as operações militares travadas pelo exército russo.

Serguei Uvarov

Nobre e estadista russo, nasceu em 1786. É autor da famosa fórmula de valores nacionais: espírito russo, ortodoxia, autocracia. Na qualidade de presidente da Academia de Ciências, contribuiu muito para a ampliação da atividade desta instituição.

Alexander Ivanov

Foi um pintor que aderiu à tradição do Neoclassicismo, mas encontrou pouca compreensão entre seus contemporâneos. É conhecido como autor de um único quadro: "A Aparição do Cristo diante do Povo", o qual levou vinte anos para criar.

Mikhail Mikhailovich Bakhtin

Foi um filósofo e pensador russo, teórico da cultura europeia e das artes. Em sua longa vida sob o poder soviético, trabalhou praticamente a vida toda sob condições extremamente difíceis e viveu a margem do contexto intelectual que o envolvia, pois seus pontos de vista eram considerados heterodoxos e contradiziam a linha oficial do partido. Assim, sofreu as consequências do período Stalinista: censura, prisão e exílio.

Como referenciar: "Personalidades da Rússia (continuação)" em Só Russo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2022. Consultado em 20/05/2022 às 04:02. Disponível na Internet em http://www.sorusso.com.br/conteudo/personalidades2.php